Tutorial: como escrever em fotos + fontes favoritas pra download | O Mundo de Jess

Tutorial: como escrever em fotos + fontes favoritas pra download

03 out 2013

Tutorial: como escrever em fotos + fontes favoritas pra download

Vira e mexe recebo mensagens e e-mails de leitores querendo ajuda para fazer montagens para abertura de posts, ou tirinhas para publicar em suas redes sociais. Muitas vezes eles até sabem como escrever usando o photoshop, mas aí surge a dúvida: “Qual fonte você usou?” “Que brush é esse?” “Como desfocar a imagem de fundo?” e por aí vai. Como eu já havia prometido fazer esse post há muito tempo, voltei para pagar promessa e ajudar vocês.

O tutorial hoje vai ser bem básico, até porque não tem segredo nenhum fazer escrita em fotos. Tudo vai depender da sua criatividade e inspiração para criar algo diferente e único!
Além do tutorial, vou deixar uma lista com as minhas fontes preferidas e dicas de sites/posts para dar alas à sua imaginação na hora da criação.
Para o tutorial de hoje é necessário ter o photoshop instalado em seu computador (qualquer versão). Dia desses formatei meu computador e atualmente estou usando o CS6, mas já postei o link para download do CS5 aqui. Alguns leitores dizem não gostar de usar o PS por ele ser difícil, mas gente, o pouco que eu sei eu aprendi fuçando (no programa e no santo google) e mesmo assim ainda acho ele mais fácil que o tal photoscape e photfiltre, embora eu ainda use o photoscape para fazer alguns posts hehe.
Sem fugir muito do assunto, vamos ao tutorial!

Desfocando uma foto/imagem normal : Já me perguntaram muitas vezes se eu faço esse feito com a própria câmera ou com o photoshop e na verdade a resposta é: as duas coisas! Geralmente eu só faço a foto desfocada direto com a câmera quando eu lembro, caso contrário o jeito e recorrer ao bom e velho amigo PS.

1 – Escolha uma imagem e abra no photoshop:

2 – Vá até o menu filtro e escolha a opção desfoque, uma nova aba irá aparecer com várias opções de desfoque. Eu costumo usar o Desfoque Caixa.

3 – Após escolher o seu tipo de desfoque, basta escolher a intensidade na caixa de diálogo. Uso de 6 a 9, dependendo da foto. Quando escolher a intensidade, basta clicar em OK.

Sua foto está pronta!

Super simples e rápido né? Claro que fazer isso diretamente com a câmera e ainda mais fácil, mas às vezes acontece da gente querer editar uma foto que já está no computador, então essa é a solução.

Escrevendo nas fotos: Talvez essa parte possa parecer um pouco complicada, até porque eu não sei explicar muito bem, mas garanto que é super fácil e que, conforme vocês forem usando o photoshop diariamente, as edições se tornarão comandos quase que automáticos! Não tenham medo de “fuçar” em tudo, foi assim que eu descobri muita coisa!

1 – Abra a imagem a ser trabalhada e altere no topo para “tipografia”. Perceba que seu painel lateral irá mudar.

2 – Escolha a ferramenta de texto e escreva sua frase/texto na foto. Você poderá fazer as alterações no meu superior ou no menu lateral. Será possível ajustar cor, tamanho, fonte, alinhamento, espaçamento, etc.

 
3 – Escolhendo a fonte. Você pode baixar quantas fontes quiser para usar no photoshop, mas antes, é preciso instalar elas. É bem simples e rápido, vou deixar alguns links para quem tiver dificuldade: Como instalar fontes no Mac | Como instalar fontes no windows

4 –   Você pode usar duas ou mais fontes em um mesmo texto. Basta selecionar as palavras e aplicar a fonte desejada. O tamanho do seu texto pode alterar de acordo com a fonte usada, para resolver isso basta ir ajustando o tamanho no menu superior ou lateral.

5 – Alterando as cores. Todas as alterações podem ser feitas no menu superior e lateral. Use o seletor de cores para ajustar e chegar a cor que deseja, caso precise usar a mesma cor em algumas fotos, basta salvar o código da cor que aparece logo ali embaixo. Quando estou com pressa, uso o código das cores html do site Mix Studio e aplico à minhas edições :)
Outros ajustes como espaçamento, tamanho da fonte e posicionamento é com vocês! O básico é isso mesmo, conforme sentir necessidade de alterar algo, é só seguir em frente. Se der errado, é só tentar de novo!


6 e 7– Colocando detalhes. Sempre que faço uma imagem para abertura dos posts aqui do blog, gosto de acrescentar alguns detalhes. Geralmente eu uso bruhses (pincéis) e shapes (formas). Não tem muito segredo, mas para quem quiser saber um pouco mais sobre brushes, tem post aqui. Shapes são ainda mais simples, basta você escolher o que mais te agrada (meu superior) e ir mudando tamanho, cores, posicionamento, etc.

8 – Antes de começar a trabalhar com as formas e pincéis, gosto de contar com a ajuda das grades para ter certeza que o texto e objetos utilizados estão todos bem distribuídos. Basta ir até visualizar > mostrar > grade. Estão vendo na imagem, uma área selecionada de rosa? Ela serve para criar uma nova camada. Não vou saber explicar direito essa parte, mas é como se cada camada fosse uma folha de papel para você fazer suas criações, assim quando você erra, não precisa apagar tudo, sabe? Na verdade essa não é a única função da camada, mas essa é a utilidade dela para esse post.
9 – Brinque com cores e formas. Erre e acerte! Não tenha medo de testar suas ideias.
10 – Terminando sua criação, é hora de salvar! Quando eu faço imagens para o blog, eu costumo salvar como .png normal, já que as imagens não perdem tanto a qualidade aqui no blogger. Mas quando quero fazer algo para ser compartilhado no facebook, por exemplo, salvo para web para poder manter a qualidade.
11 – Quando você clicar em Salvar para web, uma nova janela irá abrir. Escolha a opção PNG24 e altere o que achar preciso. Geralmente eu mantenho tudo como está e salvo :)
Esse é o resultado do tutorial de hoje:
Talvez a forma como eu expliquei não tenha ficado tão bem explicada, mas eu garanto que é super simples, e que o PS é menos complicado do que parece. Basta não ter preguiça de pesquisar e nem de aprender. Não tenha medo de errar, pois uma hora a gente acerta. Eu mesmo, erro todos os dias haha
Agora, conforme o prometido, vou deixar aqui uma lista com as minhas fontes preferidas! Todas são free para uso pessoal, basta fazer o download, instalar em seu computador e ser feliz!
Eu consigo passar algumas horas em sites procurando novas fontes, então vou deixar aqui os meus sites preferidos: Dafont, Font Squirrel, FontPlace, My fonts, Lost Type, Font Fabric, Hype for Type e Font Spring.
Quando a criatividade não aparece, eu sempre busco inspirações em blogs, sites e no pinterest! Vou compartilhar com vocês, algumas imagens inspiradoras e alguns sites também :)
imagens: Pinterest
Des1gn ON Choco la Design Chicclete Rifle Paper OhPera Blog Design Blog 

Image Map
O post hoje ficou longo né? Mas espero que sirva para tirar algumas dúvidas que estão rolando por aí, e que as dicas ajudem na hora da criação!
Qualquer dúvida é só deixar um comentário :)
xoxo

59 Comentários

Kimberlly Marcos 03 de outubro de 2013 às 19:32

Amei Jess! Sempre tenho dúvidas de como fazer isso :( Mas agora, ficou bem mais fácil :) Adorei os sites! Um beijo.

Responder


Cássia Vicentin 03 de outubro de 2013 às 19:42

AMEEEEEEEI as dicas, e tambem as fontes que você disponibilizou! Obrigada =)

Beijos
http://www.procurei-em-sonhos.com

Responder


Jess 03 de outubro de 2013 às 19:49

Que bom que gostou :)
beijo

Responder


Jess 03 de outubro de 2013 às 19:49

Eba, espero que aproveite bastante.
De nada :)
beijos

Responder


eu 03 de outubro de 2013 às 19:52

Post nota miiiil.
Me ajudou muito jess, e outras blogueiras também.
Sou fã do seu mundo jess *-*

Responder


Flavia Signori de Lima 03 de outubro de 2013 às 19:55

Yay~ Fontes felizes *-* Curti o tutorial, mas eu pirei mesmo é com as fontes e os sites para buscar inspirações ^_^ Super preciso!

Ah sobre o CS6, você tá curtindo? Tô cogitando atualizar porque minha amiga disse que tem bastante coisa boa ^_^ E eu só sei de uma ferramenta que transforma fotos em pintura (?) lol

=*****

Responder


Jess 03 de outubro de 2013 às 19:56

Ai que fofa! <3
Fico feliz em poder ajudar de alguma forma. Obrigada por acompanhar o blog <3

Responder


Jess 03 de outubro de 2013 às 20:00

Fontes são amor! Ultimamente eu estou encontrando bastante inspiração legal, quero compartilhar tudo aqui.

Flá, na verdade eu uso o básico do básico, mas eu gostei muito dele. Ele é bem mais rápido e mais bonito hauha. Ainda não tive tempo de fuçar todas as ferramentas : Mas se eu fosse vc, atualizava sim, vale a pena :)

Beeeijo <33

Responder


Gi Marcondes 03 de outubro de 2013 às 20:28

Putz, Jess, que legal que você fez esse post :D
Eu trabalho em uma agência de design, então eu adoro ver esse tipo de tutorial porque sempre aprendo algo novo :)

Eu AMEI a dicas de fontes, eu vou baixar as que eu ainda não tinha *U*
Alias, tem uma fonte que eu adoro e uso sempre que é a Blackout, parece a White Rabbit, só que diferente hahaha
Vou deixar um link aqui pra se você quiser baixar: http://www.fontsquirrel.com/fonts/Blackout

beijinhos!!

Responder


Yasmin Prado 03 de outubro de 2013 às 20:33

Adoro essas fontes diferentes! <3
Mas não tenho P no meu pc ><”
(cadê a inclusão digital, né?)
Mas o pc lá de casa não aguentaria. Vou começar a alugar o do meu namorado o/
Algumas fontes consigo nos PS online. E o desfoque vai na câmera mesmo, como você disse.
Um dia chego a esse patamar! haha’
;*

Responder


Sabrina Félix 03 de outubro de 2013 às 21:31

Gostei muito do post, foi bem útil. Uso o photoscape, mas não to gostando mais dele, e sempre que eu baixo o photoshop dá erro :c mais vou tentar baixar de novo, obrigada pela explicação do post.

Responder


Juu-Chan ;3 03 de outubro de 2013 às 23:27

Que tutoooooooooooooooooos perfeitos *u* Jesus, eu já sabia dos dois, mas tenho a absoluta certeza de que irás ajudar muitos leitores >o<‘ Ah e, roubei todas as fontes -q

Um grande beijo,

Juu-Chan || Nescau com Nutella

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 02:53

Ai que delícia seu emprego <33 haha Eu também adoro aprender coisas novas, Gi!
Amei a dica, já baixei aqui aeuheahe obrigada <3

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 02:55

O daqui não aguentava muito também, sabia? Por isso tive que formatar, senão não conseguiria trabalhar hehe. Aluga sim, namorados estão aí para isso LOL

Um dia você passa desse patamar, né? :)
beijos

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 02:56

O photoscape é bem básico mesmo, né?
Tenta baixar, qualquer coisa te ajudo :)
E, de nada hehe <3

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 02:56

Sim, espero que ajude mesmo hehe
Beijobeijobeijo <33

Responder


Claudia Hi 04 de outubro de 2013 às 10:56

Adorei o tutorial Jess! Ficou super explicadinho! Você até usou a mesma cor da escrita p/ indicar o local na imagem! Que capricho menina! Parabéns!

Estou ansiosa para os próximos tutoriais!rs

bjaooo

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 16:19

Eu queria ter feito tópicos, mas não tive tempo :
Espero conseguir fazer mais tutoriais por aqui.
beijo

Responder


Talita M. 04 de outubro de 2013 às 16:46

Jess, menina, que post muito massa!!! Arrasou!
Sou viciado no Choco la Design!rs Lá tem umas inspirações tipográficas muito lindas! *-*
Amei as indicações de fontes, vou baixar algumas. Vejo uma fonte legal, e já baixo. Só que eu baixei, devo ter umas 300, mas dessas acho que usei só umas 10. HSUAHSUHA

Tudo muito lindo! *-*
Beijos, Talita M.
Mil e Duas Coisinhas

Responder


Julia 04 de outubro de 2013 às 19:28

Jess, teria como você me passar as fontes usadas na foto?
Obrigada desde já!

Responder


Lari Nunes 04 de outubro de 2013 às 21:33

Eu uso o photoscape e dá pra dá um tapeada, viu? Faço só o básico do básico.
Você sabe escrever o nome na volta da unha (pra ficar bem com cara de gringa)? Ensina??
Beijos
http://deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br/

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 21:59

Tem mesmo, eu descobri a pouco tempo e estou amando!
Nossa, eu tenho que tomar cuidado porque se eu instalar todas as fontes, meu ps não abre uhauha
Beijo

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 21:59

É só dar uma olhada nos sites que eu indiquei, baixei por lá mas agora não tem como eu ver a nome das fontes :~

Responder


Jess 04 de outubro de 2013 às 22:02

Pior que dá mesmo, eu usava ele muito, e uso até hoje hehe.
Sei fazer no PS, pode ser? Se puder eu faço pra próxima semana já :)
beijos

Responder


Celle Coelho 05 de outubro de 2013 às 05:06

Eu amo essas artes que você faz antes dos posts <3 Ficam sempre maravilhosas, me inspiram demais. Gostei muito do tutorial, fazer eu até sei, mas não tenho tanta criatividade quanto você HAHAHA Minha parte favorita do post foram as indicações de fonte, instalei quase todas hihi <3
Beijo!

Responder


beatriz 05 de outubro de 2013 às 14:20

Oi Jess, a primeira fonte está com virus, dê uma olhada, tentei baixar e só ficava baixando e baixando e depois apareceu ameaça .
Beijos.

Responder


Viviane 05 de outubro de 2013 às 22:53

Sou apaixonada por fontes!!! *-*
Dessas eu só conhecia a Champagne e a Lobster. *baixando todas* o/
Vou tentar usar esse Tuto para um próximo Post pois ficou tão explicadinho que deu vontade de me arriscar, mas se ficar ruim ñ postarei ;P haha
Beijos o/

Responder


Jess 07 de outubro de 2013 às 13:33

Duvido que não tenha, Celle! Eu sempre uso o Pinterest como inspiração, ajuda muito!
Eu sou a louca das fontes, tomei cuidado para não colocar umas 50 aqui hehe.
beijo <3

Responder


Jess 07 de outubro de 2013 às 13:35

Oi, Beatriz.
Não está não! Algumas janelas de ads aparecem, é só tomar cuidado para não clicar.
Mas caso não queira baixar desse site, é só jogar o nome da fonte no google e fazer o download em um site confiável.
Beijos

Responder


Jess 07 de outubro de 2013 às 13:35

Quero ver o próximo post todo lindo, e nem vem com essa de não postar não, viu? uaheuaheheau
beijos

Responder


A saga da bota 07 de outubro de 2013 às 19:28

Oi Jess, como eu amo fontes! Não conhecia algumas que você indicou!

Eu te indico a Lavanderia, é linda, linda! :)

Beijos, Kênia

Responder


Lari Nunes 07 de outubro de 2013 às 20:47

Pode sim, Jess! Se for o caso eu me rendo ao Photoshop. Rsrs
Obrigada!

Responder


Diana Navarro Lins 07 de outubro de 2013 às 20:54

ótimo tutorial :D e amei as fontes favoritas, vou baixar algumas!

Responder


beatriz 08 de outubro de 2013 às 21:54

Tudo bem , talvez eu deva ter clicando em mais alguma coisa porque as outras fontes eu baixei normal.
Beijos !

Responder


Jess 08 de outubro de 2013 às 23:16

Acabei de pesquisar e já adorei! Tou procurando pra baixar agora mesmo <3
Obrigada pela dica, Kênia <3

Responder


Jess 08 de outubro de 2013 às 23:16

Eba <3

Responder


garotasdizem 10 de outubro de 2013 às 15:20

Adorei o tutorial, as fontes que você mais gosta e as inspirações que você disponibilizou. Vou salvar o link desse post nos meus favoritos!

Beijos, http://www.garotasdizem.com

Responder


Larissa Raulino 13 de outubro de 2013 às 00:45

Oi Jess!!! Amei esse tutorial! Uma curiosidade, sabe o nome da fonte que está escrito “Tutorial” na imagem? Eu achei o nome até é Airbag, porém não acho essa fonte free :/, sabe onde tem ela e que seja free?
Beijos flor! Ótimo tuto ^u^

Responder


Maria Clara 13 de outubro de 2013 às 23:15

Jess, estou que nem uma louca, mas não acho de jeito nenhum. Qual é a fonte que você usou no “My Fav Fonts”?

Responder


Jess 14 de outubro de 2013 às 12:38

Eba, espera que faça bom proveito <33

Responder


Jess 14 de outubro de 2013 às 12:39

Para ser sincera eu não lembro de onde ela é, eu acho que é do font squirrel :)
Obrigada

Responder


Jess 14 de outubro de 2013 às 12:39

Airbag

Responder


Camila Souza 24 de outubro de 2013 às 16:43

Oi Jess, nao to conseguindo fazer no PSCS3 :/

Responder


Jess 24 de outubro de 2013 às 20:26

Ué, por que será? Agora eu uso o CS6, mas há alguns meses fazia as mesmas coisas no CS3 :~
Se precisar de um help, me chama :)

Responder


keka2412 08 de novembro de 2013 às 01:17

adorei o tutorial e as inspirações, sei que vai parecer meio clichê mais as suas imagens e fontes sempre me inspiraram, me fez mais curtir uma coisa mais com estilo vintage mas cartaz retro. Adorei! assim que sentar no pc vou baixar todas as fontes. Obrigado pelo tutorial!

Responder


Gabriela Marmo 08 de novembro de 2013 às 03:09

Muito obrigada, Jess! Pelas suas dicas :) agora vou anotar tudo pra eu conseguir fazer esse tutorial no meu Macbook Pro que vou comprar nesse ano que vem!!!

Responder


Jess 13 de novembro de 2013 às 22:07

Fico feliz em saber que as postagens inspiram você. Espero que o post tenha ajudado e que você faça criações lindas!
beijos

Responder


ISabella 30 de dezembro de 2013 às 15:19

Consegui flor, obrigada, estava procurando a AMATIC em todos os lugares do mundo, e em varios , blogs, o unico que eu achei foi o seu haha .

http://teenagedreamfc.blogspot.com.br/

Responder


Jess 30 de dezembro de 2013 às 16:35

Ebaaaa, consegui ajudar então :)

Beijão

Responder


Luane Andressa 23 de abril de 2014 às 09:25

Queria saber um site onde possa baixar o photoshop cs6, aquele link é pra baixar o photoshop cs3. Poderia indicar?

Responder


Jess 23 de abril de 2014 às 15:43

Não conheço nenhum confiável :(

Responder


Victória Rocha 28 de abril de 2014 às 23:28

Onde eu poderia encontrar o photoshop (qualquer um) para MacBook? Obrigada :)

Responder


Mary 23 de agosto de 2014 às 14:16

Onde eu encontro aquele carimbo de lâmpada Jess? No meu eu não achei :c

Responder


Rebecca Hanna 28 de agosto de 2014 às 02:43

Eu consigo baixar o photoshop no MacBook pro?

Responder


Ana Clara 15 de novembro de 2014 às 23:38

Oii Luane, encontrei esse video no youtube, deu super certo comigo!

(Já vem em pt e com o crack)

https://www.youtube.com/watch?v=7dxwVdQ1a-I

Responder


Lorraine Gomes 27 de novembro de 2014 às 22:06

Não consigo achar pra baixar a ”My fav Fonts” que é airbag :(

poxa…
mas adorei o post, valeu
http://www.ochadastres.com

Responder


Amanda Gaia 06 de dezembro de 2014 às 07:16

Oi, Jess! Parabéns pelo post fantástico! Muito obrigada por compartilhar tanta coisa bacana!! Estou atrás de uma fonte bem legal pro meu blog de trabalho. E ameeeei essa fonte que você usou no seu post. Como é o nome dela? E onde encontro ela grátis? Você conhece a fonte usada nesse blog, na parte da descrição dos bônus? Veja: http://gdigital.com.br/
Desde já, muito obrigada, flor!

Responder


Sounna 19 de dezembro de 2014 às 19:20

eu gostaria d saber como fazer a fonte ficar na frente da imagem tou tentando criar uns desenhos mas na hora d colocar os textos eles ficam atraz do desenho

Responder


Sounna 19 de dezembro de 2014 às 19:21

seu tutorial da mt show me ajudou e me deu varias criatividades Obg ^^

Responder


DEIXE UM COMENTÁRIO:

© 2012 - 2015 - O Mundo de Jess - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Todas as fotografias, textos e design são de propriedade exclusivas de Jess Vieira, exceto quando sinalizado.