Meu caderno de organização 2014

Sempre tive o costume de fazer listas e anotações, mas nunca fui muito organizada e deixava tudo junto e misturado em um caderno. O que era para me ajudar, acabava de atrapalhando e muito.
No final do ano passado, comecei a visitar muitos blogs de organização e resolvi seguir algumas dicas que vi em um vídeo da Fran.
No último dia de dezembro, peguei um caderno que tinha aqui em casa e personalizei. Ele não ficou como eu queria porque estava sem tempo, mas com certeza ficou bem melhor que a capa original hehe.
 Caderno de Organização - Jess Vieira
Uma das dicas mais legais que a Fran mostra no vídeo, é separar seu caderno por categorias. Quem tem blog, sabe como isso é importante para manter tudo organizado e de fácil acesso.
Para dividir as categorias, usei um multidivisor adesivo. Comprei em uma papelaria aqui perto de casa e paguei menos de 6,00 no pacote com 20 unidades. Vale muito apena.
O bom desses divisores é que eles não amassam, não molham e não estragam facilmente. Sem contar que deixa o caderno colorido e fofo!

Fiz as categorias do caderno de acordo com minhas necessidades e vou mostrar elas pra vocês :)


1. Caixa de entrada

Nessa categoria, costumo marcar todas as tarefas mais importantes do dia (pessoal e profissional), tarefas que não podem ser adiantas. Gosto de deixar na caixa de entrada, pois é a primeira página que abro e assim não tem como deixar passar nada :)
2. Rotina 
Nessa categoria, coloco todas as tarefas que pretendo fazer no dia. Ah, eu costumo escrever no meu caderno todos os dias, agora se você não for esquecida como eu, pode escrever por semana ou até por mês, aí com você!
No começo, eu separava minhas tarefas de uma forma que nunca deu certo: estipulando horários! O ruim de colocar horários para suas atividades, é que, você nunca sabe o que pode acontecer durante o seu dia, às vezes um imprevisto vai acabar bagunçando todos os horários.
Agora eu costumo anotar por categorias: pessoal, profissional e blog. Estou fazendo dessa forma há duas semanas e finalmente funcionou o/
3. Projetos
Sou a pessoa que mais sonha e faz planos que conheço. Uma pena que às vezes eu me perca nesses pensamentos e alguns projetos acabam sendo esquecidos.
Como quero realizar muitos sonhos em 2014, resolvi fazer a categoria Projetos logo no começo, pois sei que se ela ficar por final, dificilmente algo vai sair de lá.
Estou indo com calma e ainda não anotei muita coisa por lá. Como a maioria dos projetos são pessoais e vocês sabem que eu não costumo compartilhar certas coisas, preferi não fotografar essa parte.
É que tenho um costume estranho de: quanto menos pessoas souberem, mais chances de dar certo. Ou algo assim. Mas tenham certeza que assim que meus projetos e sonhos saírem do papel, irei compartilhar tudo com vocês <3
 
4. Blog
O blog é das minhas conquistas que mais tenho orgulho! Já pensei muitas vezes em deixar tudo “pra lá” e partir pra outra. Mas, que outra? Não tem jeito, eu amo ser blogueira e irei fazer isso por muito tempo. Sinto muito, gente haha :P
Nessa categoria eu anoto dicas de postagens que vocês me enviam, ideias que tenho, projetos fotográficos, perguntas frequentes para um futuro FAQ e qualquer outra coisa que esteja envolvida com O Fantástico Mundo de Jess.
5. Finanças 
E é na categoria finanças que eu aprendo a ser mão-de-vaca haha. Brincadeiras a parte, essa categoria é ótima para quem, assim como eu, tem o seu dinheirinho bem contado todo mês.
Na primeira página eu deixo os dados bancários que uso para fazer algumas transações. Tenho que trocar esse papelzinho ai hehe.
Gosto de anotar nessa categoria, todo o dim dim que ganho e que gasto. Sou meio estabanada, e às vezes acho que tô rica, mas tô pobre, sabe? Desde que comecei a anotar tudo, nunca mais me enganei o/.
6. Trabalhos
Mas é claro que essa categoria não poderia ficar de fora do meu caderno. Talvez vocês não saibam, mas eu trabalho em casa. Faço de tudo um pouco como, nail art, fotografia, mídias sociais, crio conteúdos para marcas, finjo que sei sobre design e programação. Ufa! Sou pau pra toda obra.
Com tantas coisas para fazer, eu só falto ficar louca! Nessa categoria, organizo os trabalhos por marca/empresa. Gosto de colocar quando iniciei um trabalho e quando devo concluir/entregar. Além de anotar valores e outras coisas que acho interessante.
Ah, também anoto empresas e marcas que eu gostaria de trabalhar #vemnimimCapricho
 
 
7. Wishlist
Vocês leem o blog e sabem: eu amo montar listas de desejo ♥ Mas também não sou maluca, e sei que não posso ter tudo que quero, por isso, minha lista é separada em: O que eu quero e O que eu preciso.
Parece bobagem, mas, sempre que estou na internet olhando algumas lojas e minha mão coça para comprar porque está baratinho e na promoção, pego meu caderno e abro nessa página. As coisas que eu preciso sempre ganham das coisas que eu quero. Simples assim.
Costumo marcar com um coração dourado os itens adquiridos :)
8. Outas ideias 
Por último, mas não menos importante (adoro dizer isso), tem a categoria Outras ideias, onde costumo anotar tudo o que não presta haha. Essa categoria virou um verdadeiro rascunho, tirando a primeira página onde coloquei alguns desenhos antigos, o resto está uma completa bagunça o/
Fora o caderno, costumo usar calendários e planners para manter minha organização em dia. Por enquanto, o planner está sendo usado exclusivamente para o blog. Ele é bem mais leve que o caderno e prefiro carregar ele na bolsa, assim quando surge alguma ideia, é só anotar: )
Imprimi algumas folhas e montei como se fosse um outro caderno. As páginas são dividas em organização mensal, semanal e diário. Tem vários modelos para baixar aqui.
Estou muito feliz em finalmente compartilhar esse post com vocês e espero que ajude algumas pessoas <3
Não se esqueçam que vocês devem adaptar o caderno de acordo com suas necessidades! Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui que eu irei responder o mais rápido possível.
Quem aí usa caderno de organização? Agora é possível enviar fotos pelos comentários, que tal enviar uma foto do seu caderno?
xoxo

65 thoughts on “Meu caderno de organização 2014

  • Que lindo seu caderno de organização. Fiquei com uma invejinha da sua letra LINDA. <3
    Eu fiz um para mim assim que sai da casa dos meus pais e percebi que ajudou bastante no meu dia a dia, mas o maior uso dele é para anotar as coisas do meu blog. Sempre me achei organizada, mas as vezes passava uma coisa ou outra, sabe? Agora ficou bem mais fácil.

    Estou pensando em fazer outro caderno, por que o meu já está acabando as páginas e ficando bagunçados. Pena que nunca acho esses divisores. :(

    Responder

  • Own fofíssima! Eu adoro essa ideia de colocar no papel todos planos, projetos, gastos e desejos, mas não ando conseguindo. A única coisa que eu consigo controlar um pouco é o meu dimdim, porque faço planilha no excel… ME SALVA, porque né, sou um desastre com as finanças, to semrpe pobre :( haha
    Beijos gatxinha <3

    Responder

  • Sempre tive agendas. E isso me ajudou muito. Pois, sou o esquecimento em pessoa, rs.
    Só que já fui mais organizada.
    Comprei uma agenda em 2012 e até agora só usei uma página. Preciso dela ao meu favor.
    Eu adorei a ideia de dividir em categorias. Isso vai me ajudar muito!

    E que lindo que ficou o seu! <3
    Beijão:*

    Responder

  • Jess, você acabou de salvar uma alma desorganizada hahaha já tentei de tudo: agenda, agenda no celular, o próprio caderno, mas tudo era tão desorganizado que mais me atrapalhava do que ajudava :( ADOREI a ideia de fazer divisões (acho que era isso o que eu precisava pra deixar tudo mais organizadinho). Vou atrás de montar um caderno pra mim e venho compartihar aqui no blog com você :)
    Obrigada, de verdade!!

    Responder

  • Ebaaaa!! Finalmente, hein, Jess? Brincadeira.
    Eu já comprei os multidivisores, o cadernos e canetas coloridas pra montar o emu caderno.
    Mas estava esperando o seu post para ter alguma ideias.
    Dessa semana não passa!
    Beijos
    deliriosemvidrinhos.blogspot.com.br

    Responder

  • Então, isso é com você! O meu caderno é daqueles e noventa e poucas folhas, sabe? De uma matéria. As divisões eu fiz de acordo com as categorias, deixei as maiores para rotina, blog e trabalhos, porque sei que usaria mais folhas :)

    Responder

  • Sua letra é linda mesmo! rs
    Sabe que eu tento organizar mais ainda não funciona? Eu sou artesã, blogueira e consultora Jequiti.. tenho 2 blogs e 3 páginas hahahaha
    É uma tristeza que só! Devo ter uns 10 cadernos, 15 bloquinhos e acaba ficando tudo misturado!!! Preciso me esforçar rs
    Parabéns pela sua conquista.. manter organização não é mole!
    Beijão!

    http://www.anadimarqui.blogspot.com

    Responder

  • Oi, Jess!! Hoje mesmo também publiquei um post sobre minha (des)organização hahaha Não consigo colocar tudo num caderno e tenho me saído melhor com os planners e calendários!
    Lá também indiquei seu blog, um post que você fez sobre planners e calendários para baixar!
    Seus desenhos são fofos! E seu blog todo fofo também!

    Beijos!

    Responder

  • Jeeeess!
    Amei seu post! Eu adoro o blog da Fran e desde que vi o video dela sobre o caderninho, fiquei morrendo de vontade de fazer! O problema é que eu sempre acabo enrolando, hahaha :/ Mas agora você me deu o empurrãozinho que faltava! Vou ver se consigo montar esse mês :) E ah, eu amei os planners e calendários! Estava louca atrás de algum legal, mas nunca achava um que funcionasse certinho pra mim. Thank yooou <3

    http://www.officialgabi.com

    Responder

  • Ah, se esforça que você consegue. Eu também tenho que administrar várias redes sociais, e agora se eu não anoto tudo, fico perdida.
    Espero que você consiga se organizar de uma forma fácil :D

    Obrigada <3

    Responder

  • Jess que caderno lindo *-* serio estou apaixonada! Queria ser tão organizada assim, mas você me inspirou e vou começar a usar um caderninho assim para organizar todas as minhas coisas.

    Amei serio mesmo!

    Beijos

    leitoraemlondres.blogspot.com

    Responder

  • Oi Zilah :)
    Eu cliquei ontem a noite pra ler e não consegui, porque só pra variar, eu tava fazendo mil coisas ao mesmo tempo haha. Vou ver agora :D
    Eu estou indo bem com o caderno, mas também prefiro os planners não sei porque hehe.

    Nossa, obrigada pela indicação <3 Você que é uma fofa
    beijos

    Responder

  • Eu sempre ficava com preguiça também Gabi, tava ensaiando de fazer esse caderno à meses. Fico feliz em ajudar de alguma forma. Quando fizer o seu, posta lá no blog, viu? Não tenho muito tempo para comentar, mas tô sempre lendo as atualizações e adorando os posts sobre as viagens <3
    beijos

    Responder

  • Queria ter conhecido você anos atrás, pra ter tido uma ajuda e ser mais organizada haha.
    Verdade, a melhor parte do caderno é poder encher ele de coisas fofas e coloridas, Amo! Obrigada, Fla <3

    Eu sempre tive mania de fazer essas “capas” nos cadernos, peguei isso da minha mãe hehe.

    Espero que eu consiga usar ele até o final <3 E pode deixar que eu volto aqui para fazer algumas atualizações sim. Talvez eu faça um post com dicas de como organizar coisas do blog, só preciso descolar um tempinho hehe

    beijos ♥

    Responder

  • Jess, que coisa linda seu caderno!
    Adoro as coisas que vc faz, sempre muito caprichadas e fofas! <3 E sua letra é linda, bem como as ilustrações das categorias do seu caderninho!
    Acho super válido compartilhar essas ideias de organização, pois muitas pessoas tem dificuldades para fazer isso e podem se inspirar na tua dedicação.

    A ideia mais funcional pra mim é a boa e velha agenda! Mantenho esse hábito há muito tempo e coleciono todas elas (faço isso desde 2003!). É nela que anoto meus compromissos e rotinas, bem como o que quero fazer e outras coisas importantes. Minhas finanças ficam em um caderninho à parte (o caderninho da mão de vaca, como vc disse, haha). Sem dúvida, ter onde contabilizar tudo que entra e sai do bolso é ótimo!

    Parabéns pelo post! Bjos!

    La Vie d’Lee

    Responder

  • Eu sempre fui muito desorganizada e quando eu digo muito, pode multiplicar isso ai rsrsrs mas com o tempo eu fui aprendendo a me organizar e com esse mesmo video da Fran e todos os posts que você falava do seu caderno fiquei tentada e fiz o meu… agora eu costumo dizer que minhas coisas fluem bem hahaha
    **Adorei seu caderno**

    Responder

  • Ah, sua fofinha. Obrigada <3

    Queria conseguir usar agendas também, mas compro umas fofas e fico com dó de usar depois hehe. Nossa, desde 2003? Deve ser legal ler como era a vida antes, né? Quero começar a guardar anotações também.

    Ter um caderninho mão-de-vaca é a melhor coisa o/ hehe

    Obrigada ♥

    Responder

  • Jess, queria te mostrar meu caderno :)
    super me inspirei no seu, viu? hahaha
    só que o meu está em inglês porque eu quero praticar a minha escrita nessa língua e tal
    meus desenhos não ficaram tão bons quanto os seus, mas dá pro gasto hahah
    ps: eu ainda não termineu, mas, o principal já tá feito

    Responder

  • MASOQUE?! Eu AMEI! Vocês fez coloridinho e ficou muito amor <3
    Amei a ideia de fazer em inglês para treinar, foi fazer isso no próximo <3
    Depois vou compartilhar sua foto na fan page porque eu gostei mesmo, parabéns!

    Espero que ele te ajude na organização do dia a dia ♥

    Responder

  • Nossa eu amei o seu caderno, eu estou começando a me organizar também, faculdade, blog, vida social, é muito difícil associar muitas coisas, gostei da ideia e também vou fazer meu caderninho.
    xoxo *–*

    Responder

  • Que lindo seu caderno! O meu é um moleskine (acho que é assim…) que eu fiz seguindo tutorial do blog Todo Mel Da Flor ficou lindo o meu ~sqnunca
    Adorei o seu caderno! Tentei fazer desenhos, mas o desenho de uma coruja em “Finanças”, mas borrou, aí eu inventei de colocar corretivo, aí no final ficou ó: uma bosta! Vou colocar no meu blog, você da um pulinho lá?
    Beijinhos,
    Gabi América
    derosaemrosa.wordpress.com

    Responder

  • Que caderno mais lindo e organizado! Amei.
    Realmente agendas e cadernos como esse são indispensáveis na vida de uma blogueira!
    Beijos

    rockeiravaidosa.blogspot.com.br

    Responder

  • Menina!!! Amei o caderno!!! *-* Com certeza, vou adaptar um pra mim. Tb tenho manias de anotação e costumo ter um caderno pra cada coisa: projetos pra casa, agenda (comum mesmo) com tarefas semanais (que quase sempre funciona como diário), bloquinho com coisas pra pesquisar na net, outro pras despesas… e até um caderno só para a lista de compras de mês! Ufa! Enfim… não preciso dizer que nunca dou conta de manter todos em dia né? Achei tua ideia excelente e vou fazer um pra mim sim. Obrigada por compartilhar! Bjs ;)

    Responder

  • Mas também, que letra linda a sua! E os desenhos, super bonitinhos :)
    Eu fiz um planner para mim esse ano e mandei imprimir. Algo simples, mas que cumpre minhas necessidades. Aí estava procurando agora um divisor de páginas na internet para vender, porque não achei em papelaria por aqui (olhei só em algumas, mas sinto que não vai ter exatamente esse), e caí aqui.
    Adorei o blog :)

    Responder

    Jess Vieira 04 de fevereiro de 2015 às 19:50

    Oi Fabíola, fico muito feliz que tenha conhecido e gostado do blog. Boa sorte na sua organização <3

    Responder

  • Oie!!
    Que lindeza de caderno! <3
    Eu gosto muito de organizar e reorganizar coisas o tempo todo. E tenho uma paixão enorme por papelaria, então sempre estou escrevendo e anotando tudo o que posso.
    Eu tentei achar um planner para usar no meu blog, mas não achei até hoje nenhum completo e tentei abrir seu link mas ele não abriu, queria que me mandasse o seu se não for pedir demais.. KKK.
    E vou pegar o seu caderninho como inspiração para criar o meu novo caderno. Sou as louca dos papéis e mesmo não tendo terminado um caderno costumo trocar ele. KKK.
    Amei o post, me ajudou MUITO! <3
    Beijos.

    Responder

    Jess Vieira 21 de maio de 2015 às 12:47

    Também sou apaixonada por artigos de papelaria <3
    O link estava quebrado, agora já atualizei: http://omundodejess.com/2014/01/download-planners-para-baixar-e-se-organizar/. Espero que goste :)

    Responder

    Milena 21 de maio de 2015 às 15:12

    Jess! Linda! Obrigada, consegui achar vários agora.
    Também é apaixonada por papelaria? Awwwn, que legal!!! <3 Se eu criar algo beeem legal, legal mesmo eu mando pra ti. <3
    Gostei muito! <3

    Responder

    Jess Vieira 21 de maio de 2015 às 19:33

    Eba! Super feliz que agora funcionou certinho *-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.