Passo a passo: pintando o cabelo com anilina

anigif2

Minha intenção é fazer um post bem completo, explicando direitinho como eu faço para pintar o meu cabelo, mas como já faz tempo que venho prometendo isso, irei explicar o passo a passo hoje e volto depois para esclarecer as dúvidas de vocês e também dar algumas dicas, tá?

Antes de mais nada, vou explicar como está o meu cabelo no momento: eu uso duas mechas laterais e a franja coloridas, o resto do meu cabelo está castanho/preto e eu quero muito pintar ele todo, mas não é nada fácil descolorir cabelo escuro, por isso estou indo aos poucos ;)
Parece esquisito falando, mas ele fica assim ó:
Não reparem na qualidade ótima do meu celular hehe
Quando eu fotografei o passo a passo, estava apenas retocando as cores e por isso eu não descolori meu cabelo! Costumo fazer a descoloração apenas quando a raiz já está me incomodando ou quando quero trocar as cores.
Ah, não se esqueçam que não estou ensinando ninguém a pintar os cabelos usando anilina. Quero apenas compartilhar minha experiência e mostrar como eu faço. Já contei aqui no blog sobre os produtos que uso para pintar o meu cabelo e meu preferido continua sendo a anilina :)

Bom, como anilina mancha muito (muito mesmo!), eu costumo colocar uma roupa que eu possa manchar à vontade e deixo alguns pedaços de papel toalha e papel higiênico por perto.

A anilina que eu uso é a da marca Glitter pois é a única que eu encontro na minha cidade. Eu compro em uma casa de artesanato que tem aqui em Ribeirão Pires e pago em média R$3,00 em cada potinho. Eles rendem muito e duram alguns meses :)
Para pintar os cabelos eu uso:
Anilina à base de álcool (anilina comestível mofa o cabelo, nunca use!);
Creme para pentear (branco, para não alterar a cor da “tinta”);
Álcool líquido (o mesmo que eu uso para limpeza da casa);
Um recipiente plástico e descartável;
Luvas de silicone e um pincel.
Fazendo a mistura (tinta) ♥
1. Para começar, eu coloco uma pequena quantidade de anilina no potinho. Geralmente eu misturo algumas cores para chegar no tom desejado. É sempre bom fazer alguns testes antes :)
2. Para diluir a anilina de modo uniforme, é necessário uma pequena quantidade de álcool. Eu coloco mais ou menos uma tampinha para diluir meia colher (chá) de anilina e mexo bem, até ela dissolver completamente.
Como a quantidade é mínima, o álcool não danifica os fios.
3. Com a anilina dissolvida, acrescento creme a minha mistura. O creme tem que ser branco, para não influenciar na cor final da “tinta”. Quanto mais consistente o creme, melhor! Eu costumo usar do mais baratinho mesmo, isso não importa.
4. Mexo muito até que a mistura fique homogênea e pronta para ser usada. Gosto de fazer a quantidade que irei usar e não guardo pra depois.
Quer ver todo esse passo a passo em vídeo? Então clique aqui

Aplicando a tinta

Fotos engraçadas xD
 
1. Como eu não pinto o cabelo inteiro, acho a parte de separar a mais chata! Sempre fica alguma mecha de fora ou eu acabo pintando o que não precisava haha. Gosto de desembaraçar ele com um pente antes de começar.
2. Depois de separar as parte que serão pintadas, eu prendo algumas mechas para facilitar a aplicação da tinta. Para evitar de ficar manchado, separo mechas grandes e depois vou separando mechas beeeem pequenas para pintar. Não tem muito segredo!
3. Protejo a pele do rosto. Já disse que anilina mancha muito, então eu passo uma boa quantidade de creme ou gel no rosto.
4. Pintar, pintar, pintar! Com os cabelos bem separados e a pele protegida, é hora de fazer a arte haha. Não tenho nenhuma técnica especial para pintar, só tomo cuidado para não deixar nenhuma parte sem tinta (o que é difícil!). Depois de pintar, eu costumo prender o cabelo para não me atrapalhar e deixo a tinta agindo de 20 a 30 minutos.
Passado esse tempo, eu enxáguo o cabelo com água morna começando pelas mechas e deixando o resto do cabelo para depois. Lavo as mexas com bastante shampoo umas duas vezes, até a água sair bem limpinha. Solto o restante do cabelo e lavo tudo junto, passando mais xampu! Com o cabelo limpo, passo condicionador nas pontas e enxáguo com água fria.
Fácil, fácil!
Como meu cabelo é cacheado e eu não faço mais progressiva, costumo secar ele com secador e fazer chapinha! Não tenho uma rotina de cuidados com meus cabelos, mas essa própria mistura, acaba hidratando muito os fios.
Lembrem-se que tinha nenhuma estraga os fios, essa mistura como eu disse, hidrata muito. O que maltrata os cabelos, sem dúvidas é a descoloração, e é com ela que a gente precisa tomar cuidado.
Dicas importantes:
 
1. Todo cabelo precisa ser descolorido para colorir com tinta fantasia. Você pode até passar sem descolorir, mas com certeza ele ficará manchado e com a cor final bem alterada. 
Eu já pintei os cabelos sem descolorir. Deu certo? Deu. Ficou com a cor que eu queria? Não hehe.
 
2. Se você tem dúvidas sobre a cor da tinta e se ela vai pegar bem no seu cabelo: faça um teste de mechas.
 
3. Não sou profissional, e tudo que aprendi foi sozinha e sem medo de mexer nos meus cabelos. Infelizmente o que funciona para mim, pode não funcionar para você. Por isso esse post contém apenas dicas de como eu faço, então, se você tiver medo de mexer em seus cabelos, não faça sozinha. Visite um profissional que ele irá te ajudar.
 
4. Antes de fazer alguma pergunta, que tal ler os comentários? Talvez sua dúvida já tenha sido respondida :)
 
Para ler todos os posts com dicas sobre cabelos coloridos é só clicar aqui
Espero que eu tenha explicado de uma forma simples e clara <3
Quem quiser acompanhar minhas mudanças capilares, é só me seguir no instagram!
E aí, gostam do post?
xoxo

518 thoughts on “Passo a passo: pintando o cabelo com anilina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.