05 fev 2014 O Chamado do Cuco é um livro que provavelmente me chamaria atenção pela sinopse. Porém, não foi esse o motivo que me fez querer tanto ler esse livro. Publicado em abril de 2013 no Reino Unido, com o título de The Cuckoo’s Calling, o livro só chamou a atenção em julho, quando o jornal britânico The Sunday Times anunciou que Robert Galbraith era na verdade J.K. Rowling, a autora da série Harry Potter e do livro Morte Súbita. O livro foi lançado em novembro aqui no Brasil, e eu ganhei de presente de natal, mas só tive tempo de ler agora em janeiro.

“A noite descia fora do escritório e uma poça de luz dourada caía da luminária de mesa em cada página.”

O livro gira em torno de Lula Landry (Cuco), uma supermodelo que morre caindo da sacada de seu apartamento em Londres. A morte de Lula, com uma ampla cobertura da imprensa, foi considerada suicídio pela polícia após uma série de investigações, mas o irmão dela, John Bristow, não concorda nem um pouco com essa história. John então contrata o detetive Cormoran Strike, um antigo soldado com uma relação amorosa complicada, uma grande dívida e uma mente brilhante para descobrir o assassino de sua irmã. Strike, para sua sorte, recebe uma secretária temporária excelente, Robin, que vai ajudar muito o detetive na busca pela verdade escondida atrás de uma morte cercada de mistério, paparazzi e boatos. 

Para descobrir o que houve naquela noite gelada, Cormoran vai ter que entender como era a vida da supermodelo, entrando num mundo de drogas, mentiras, dinheiro e glamour. Ele vai pesquisar sobre todos que tinham algum envolvimento com Lula, sobre sua família adotiva, sua família biológica, seus amigos e seus colegas de trabalho. 

“Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à auto destruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica.”

Com o passar dos capítulos, vamos vendo como a vida de Lula mudou após a sua adoção, sua fama e o dinheiro. Lula, que sofria de transtorno bipolar e teve um problema de drogas na adolescência, foi adotada por uma família rica após o primeiro filho ter tido uma morte trágica quando criança. Depois disso, foi descoberta e se tornou uma supermodelo muito famosa. J. K. Rowling aborda uma questão muito interessante ao nos mostrar o mundo em que Lula vivia, um mundo onde a aparência era tudo que importava. Robin, a secretária de Strike, lê em um jornal que a roupa com que Lula morreu foi vendida como água, e em certo ponto da história vamos percebendo que Lula não tinha a quem confiar, pois entre telefones grampeados e escândalos na imprensa, havia também pessoas do seu círculo mais íntimo vendendo histórias para os jornais e revistas.

O Chamado do Cuco é um romance policial excelente, que na minha opinião se iguala aos romances extraordinários da Agatha Christie. Vamos até o final tentando ligar os pontos e descobrir quem poderia ser o assassino, e eu tenho que confessar que não foi quem eu achei que seria. Adorei o livro, e recomendo pra quem gosta de um bom mistério e personagens nada comuns.

♦♦♦

Título: O Chamado do Cuco

Autor: Robert Galbraith (JK Rowling)

Livro no Skoob   ♦   Meu perfil no Skoob Você pode ver todas as resenhas que já escrevi aqui.

Alguém mais já leu esse livro? O que acharam? 

Postado por:

Jess Vieira

You may also like