Quanto tempo hein, pessoal? Desculpem o sumiço, viu? A resenha de hoje é sobre o livro Tanglewreck, que já comentei sobre ele aqui, no post sobre livos de fantasia, lembram? Comprei ele em um sebo no Rio de Janeiro, por R$ 15,00, e li ele no início do ano. Ele me chamou a atenção pela sinopse, que fala de Tornados do Tempo, uma heroína fora do comum e personagens fantásticos.
Tenho que confessar que tive certa dificuldade em acompanhar a história em certas partes. O livro traz uma mistura de criaturas fantásticas com magia e física quântica, que muitas vezes me deixou confusa. Mas no final das contas, achei muito bacana, e também interessante a forma como a autora ligou todas essas coisas.
“Ela adorava a casa e detestava a ideia de deixá-la. A casa era sua amiga; era como se estivesse viva. Desde que seus pais desapareceram, a casa havia cuidado dela, não a sra. Rokabye.”
Ele conta a história da inglesa Silver, de apenas 11 anos, que após perder os pais e a irmã em um acidente de trem muito misterioso, vai morar com a detestável Sra. Rokabye, em Tanglewreck (é o nome da casa dela). Silver e todos no planeta estão vivendo em um completo caos, já que o tempo não é mais como costumava ser. Alguns dias duram mais que os outros, e às vezes o tempo para e depois anda muito depressa, devorando as horas como se fossem segundos. Os Tornados do Tempo também estão cada vez mais frequentes, transportando coisas e pessoas para outro século e outro lugar.
Em meio a essa confusão toda, conhecemos alguns personagens fundamentais, que parecem saber muito mais sobre o que está acontecendo do que aparentam. Temos o alquimista Abel Darkwater, que mais parece ser um bruxo louco por relógios e a bela cientista Regalia Mason, que comanda a Quanta, uma companhia que parece estar no comando de tudo.
” – Então serei clara. Acredito que o que está acontecendo com o tempo nos dê uma oportunidade única de controlá-lo. Seremos nós a decidir a duração das estações. […] Se alguns países estiverem com falta de tempo, se algumas pessoas estiverem com falta de tempo, vamos vender-lhes o tempo das pessoas que tem tempo demais em suas mãos. Mas todo esse comércio deve ser controlado pela Quanta.”
Esses dois personagens estão atrás de algo muito precioso, que pode ser capaz de dar um poder inimaginável para quem o possuir: um relógio chamado O Guardião do Tempo. Porém, a única pessoa que pode levá-los ao relógio é a pequena Silver, que vai se encontrar no meio de uma jornada incrível, viajando entre planetas, buracos negros, e até mesmo no tempo. Nessa jornada ela terá que descobrir quem está falando a verdade, vai conhecer habitantes do mundo subterrâneo e até mesmo descobrir a força que o amor pode ter.
É um livro com muitos elementos diferentes, muitas menções a coisas da física quântica e muitos elementos fantásticos. Apesar disso, pode ser resumido em uma aventura incrível, diferente de tudo que você já deve ter lido por aí.
Recomendo pra quem gosta de uma boa aventura, mas que não tem medo de se perder entre as distorções da nossa realidade. Afinal, você consegue imaginar o tempo de alguma forma diferente do que conhecemos?
♦♦♦
Título: Tanglewreck – O Guardião do Tempo
Autora: Jeanette Winterson
Livro no Skoob ♦ Meu perfil no Skoob Você pode ver todas as resenhas que já escrevi aqui. Beijos, Carol 🙂